O senador justificou a importância da realização dessa audiência, destacando que no próximo mês ocorrerá a penúltima reunião da International Maritime Organization, agência vinculada à ONU que busca regular os padrões de proteção e segurança no transporte marítimo mundial. Em março do próximo ano, na última reunião, serão definidas medidas que visam impulsionar a transição energética dos navios, e também dos aviões.
Esperidião Amin ressaltou a urgência do tema e alertou para os possíveis impactos financeiros que o Brasil poderá enfrentar. Ele mencionou a proposta de multar em 100% o frete de navios que não utilizarem o novo combustível a ser adotado a partir de 2027. Como o Brasil possui portos localizados em rotas marítimas mais longas e consome uma grande quantidade de combustível devido ao transporte de suas exportações, é crucial que os portos brasileiros estejam preparados para operar com esse novo combustível. Caso contrário, o país pode enfrentar dificuldades competitivas no mercado internacional.
Dessa forma, a realização dessa audiência se torna fundamental para que o Brasil possa estar alinhado com as novas regulamentações internacionais do transporte marítimo e se preparar para as mudanças que irão impactar significativamente o setor. A busca por soluções e estratégias que garantam a sustentabilidade e a eficiência do transporte marítimo é essencial para o futuro do país.