Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular celebra 65 anos com evento Encontro na Gira do Tempo: 65 anos do CNFCP

O Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está comemorando seus 65 anos de atuação com um evento especial intitulado “Encontro na Gira do Tempo: 65 anos do CNFCP”. A programação, que irá acontecer de quinta-feira a segunda-feira, inclui diversas atividades como mesas de conversas, exposições, apresentações culturais, shows, praça de alimentação e o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional.

Este evento é fruto de uma parceria entre a Associação de Amigos do Museu de Folclore (Acamufec) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), com o apoio do Museu da República/Ibram e da ONG Casa Santos Reis. O objetivo é promover uma reflexão e debate sobre a missão do CNFCP como uma instituição dedicada à pesquisa, memória e difusão das culturas populares.

O diretor do CNFCP, Rafael Barros Gomes, destaca a importância do evento ao propor um reposicionamento dos sujeitos que fazem parte das culturas populares, em paralelo aos pesquisadores que também contribuem para esse universo. A abertura do evento contou com a exposição “Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas – edição 2022” e o Cortejo de Folia de Reis, seguido por diálogos e rodas de conversas temáticas.

Durante os cinco dias de evento, os visitantes terão a oportunidade de participar de oficinas ministradas por mestras e mestres artesãos, além de visitas guiadas à exposição “Os Objetos e suas Narrativas” no Museu de Folclore Edison Carneiro. A programação inclui ainda a palestra “Arquivos, etnografia e música: patrimônio cultural imaterial”, com Anthony Seeger, e atrações culturais e shows noturnos com diversos artistas convidados.

O encerramento do encontro será marcado por apresentações de Áurea Martins, DJ Orkidia e Cátia de França, proporcionando um momento de celebração e diversão para todos os participantes. O evento promete ser uma oportunidade única de celebrar e refletir sobre a riqueza e diversidade das culturas populares no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo