Alerta Vermelho emitido pelo Inmet alerta para grande perigo de baixa umidade nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo em relação à baixa umidade do ar em diversas regiões do Brasil. De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 12% em áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e no Distrito Federal. A situação representa um alto risco de incêndios florestais e problemas de saúde para a população local.

Além disso, o Inmet emitiu outro alerta vermelho, desta vez relacionado a uma onda de calor, em áreas dos estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Nestas regiões, a temperatura pode superar em até 5ºC a média habitual por um período superior a cinco dias, representando um risco adicional à população.

As áreas afetadas pela baixa umidade do ar incluem o centro de Goiás, Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba, leste goiano, sul goiano, nordeste mato-grossense, região ocidental do Tocantins, sul de Minas Gerais, sudeste do Mato Grosso, entre outras. Já as regiões impactadas pela onda de calor abrangem o Triângulo Mineiro, o Alto do Paranaíba, Zona da Mata, sul goiano, oeste e sudeste de Minas Gerais, norte mato-grossense, Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre outras.

Diante deste cenário de alerta vermelho, é importante que a população esteja atenta às recomendações das autoridades e adote medidas de prevenção para mitigar os riscos associados à baixa umidade do ar e à onda de calor. A previsão é de que as condições climáticas adversas persistam nas próximas horas, tornando imprescindível o cuidado e a precaução por parte de todos os cidadãos das regiões afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo