Ministra da Igualdade Racial repudia relativização de violência e apoia ação do presidente Lula em caso de assédio sexual.

Na última sexta-feira (6), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, utilizou suas redes sociais para publicar uma nota enfatizando a gravidade da violência e a importância de não relativizar ou minimizar episódios de violência. O contexto para essa manifestação está ligado à demissão do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, acusado de assédio sexual, sendo Anielle uma das vítimas, de acordo com reportagens veiculadas pela imprensa.

Anielle Franco ressaltou em sua nota a ação firme do presidente Lula na investigação do caso e agradeceu as manifestações de apoio e solidariedade que recebeu. A ministra também alertou sobre o impacto negativo de pressionar vítimas a se pronunciarem em momentos de vulnerabilidade, enfatizando que o combate à violência é um compromisso do governo federal. Além disso, solicitou respeito à sua privacidade e se colocou à disposição para colaborar com as investigações.

As denúncias contra Silvio Almeida foram inicialmente divulgadas pelo portal de notícias Metrópoles e posteriormente confirmadas pela organização Me Too. Em resposta às acusações, o ex-ministro repudiou veementemente as denúncias, classificando-as como mentiras e ilações com o intuito de prejudicá-lo. Ele solicitou uma apuração cuidadosa do caso pelas autoridades competentes, como a Controladoria-Geral da União, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Procuradoria-Geral da República.

Diante da gravidade das acusações, a Polícia Federal anunciou que irá investigar as denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida. Mais informações serão divulgadas em momento oportuno, conforme informou a assessoria de imprensa da corporação. O ex-ministro já havia sido convocado para prestar esclarecimentos às autoridades em relação às denúncias, evidenciando a seriedade com que o caso está sendo tratado.

Toda essa situação envolvendo a denúncia de assédio sexual por parte de um ex-ministro e a manifestação da ministra Anielle Franco ressaltam a importância de se combater a violência e garantir a proteção das vítimas, ao mesmo tempo em que buscam a apuração dos fatos de forma rigorosa e imparcial. Este caso evidencia a necessidade de políticas efetivas de prevenção e enfrentamento da violência, bem como a importância de se respeitar a privacidade e dignidade das pessoas envolvidas em situações tão delicadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo