Tayana Medeiros quebra recorde paralímpico e conquista ouro no halterofilismo em Paris; Brasil soma quarta medalha na modalidade

Neste domingo (8), a carioca Tayana Medeiros fez história levantando 156 quilos e conquistando a medalha de ouro na categoria até 86 quilos do halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Paris. A atleta, de 31 anos, quebrou o recorde paralímpico e emocionou a todos com sua performance excepcional.

Originária do Morro da Fé, uma das favelas do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Tayana demonstrou toda sua determinação e superação ao alcançar o lugar mais alto do pódio. Em sua declaração após a vitória, ela revelou que seu máximo anterior era de 150 quilos e que todo o esforço e dedicação ao longo de três anos foram recompensados.

A atleta também compartilhou a importância das mudanças radicais que fez em sua vida, como sair do Rio de Janeiro e ir morar em Uberlândia, em busca do seu sonho de ser uma campeã paralímpica. “Valeu a pena, pois estou levando ela [a medalha] para casa”, afirmou Tayana.

O Brasil teve um desempenho brilhante no halterofilismo em Paris, com a conquista de quatro medalhas no total. Além do ouro de Tayana, Mariana D’Andrea foi campeã na categoria até 73 quilos, Lara Lima levou o bronze na categoria até 41 quilos e Maria Fátima de Castro também conquistou o bronze na categoria até 67 quilos.

Essas performances destacam o talento e a determinação dos atletas paralímpicos brasileiros, que superam desafios e inspiram a todos com suas conquistas. A vitória de Tayana Medeiros é mais um exemplo do potencial do esporte paralímpico nacional e um motivo de orgulho para o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo