Manifestantes em Madri pedem reconhecimento do candidato opositor venezuelano como presidente em protesto no Congresso dos Deputados.

Na tarde desta terça-feira (10), centenas de apoiadores da oposição venezuelana se reuniram em frente ao Congresso dos Deputados, em Madri, para manifestar seu apoio ao candidato opositor Edmundo González Urrutia, que está exilado na Espanha. Durante o protesto, a filha do político leu uma mensagem enviada por ele, pedindo que não desistam da luta.

A presença dos manifestantes coincidiu com o debate que estava sendo realizado no Congresso para reconhecer a vitória de González nas eleições de 28 de julho. Com palavras de encorajamento, o candidato exilado afirmou que não irá decepcionar seus compatriotas, e ressaltou a importância de respeitar a vontade do povo expressa nas urnas.

O político de 75 anos, que enfrentou o presidente Nicolás Maduro nas eleições, chegou à capital espanhola recentemente em busca de asilo político. Sua presença no país tem gerado debates e discussões no cenário político espanhol, com diversas movimentações em torno do reconhecimento de sua vitória eleitoral.

O Congresso dos Deputados espanhol debateu uma proposta nesta terça-feira solicitando ao governo de Pedro Sánchez que reconheça Edmundo González como o legítimo vencedor das eleições presidenciais na Venezuela. A proposta deve ser votada na quarta-feira e tudo indica que obterá maioria para sua aprovação.

O governo espanhol, alinhado com a posição europeia, exigiu a divulgação das atas eleitorais das eleições controversas, mas ainda não reconheceu oficialmente González como presidente. A proposta apresentada pelo principal partido da oposição pede o reconhecimento do candidato opositor como presidente eleito e legítimo da Venezuela, com a expectativa de sua posse em 10 de janeiro de 2025. Assim, as movimentações políticas em torno do reconhecimento de Edmundo González seguem em curso na Espanha e internacionalmente, na esperança de garantir a democracia e a legitimidade nas eleições venezuelanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo