Senador Zequinha Marinho destaca urgência de investimentos na infraestrutura hidroviária do Pará, enfrentando obstáculos políticos e burocráticos há décadas.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) fez um discurso no Senado na última terça-feira (10), onde destacou a importância de investimentos e melhorias na infraestrutura hidroviária do estado do Pará. Em sua fala, ele lamentou a falta de avanços na hidrovia Araguaia-Tocantins, especialmente no trecho entre Marabá e a Hidrelétrica de Tucuruí, que enfrenta obstáculos políticos e burocráticos há décadas.

Zequinha criticou o recente pedido do Ministério Público Federal para cancelar a licença ambiental concedida pelo Ibama para a derrocagem do Pedral do Lourenço. Ele ressaltou que essa obra é fundamental para garantir a navegabilidade ao longo de toda a hidrovia, permitindo a remoção das pedras que atualmente impedem a navegação no rio Tocantins durante todo o ano. O senador expressou preocupação com a postura do órgão diante do desenvolvimento do país, questionando as razões por trás desse pedido.

O parlamentar enfatizou a importância estratégica da derrocagem do Pedral do Lourenço, lembrando que a hidrovia é composta por quatro bacias hidrográficas que poderiam ser integradas à do rio Amazonas, aumentando significativamente os trechos navegáveis para transporte de cargas e passageiros. Ele também citou dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que apontam que o Brasil possui cerca de 63.000 km de rios com potencial de navegação, porém apenas 30% deles são utilizados para esse fim.

Além disso, Zequinha abordou questões relacionadas ao saneamento básico no Pará, como os altos custos de energia elétrica e combustíveis, a má qualidade das rodovias e a falta de tratamento de esgoto em locais como Belém, onde apenas 2,38% da população têm acesso a esse serviço. Ele ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura para melhorar as condições de vida da população e aumentar a competitividade em relação a outros estados.

Portanto, o senador reforçou a necessidade de priorizar os investimentos em infraestrutura na região amazônica, visando proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado do Pará.

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