Delegação do Hamas se reúne em Doha para discutir cessar-fogo e troca de prisioneiros com mediadores cataris e egípcios

Delegação do Hamas se reúne com mediadores em busca de cessar-fogo em Gaza

Na última quarta-feira (11), uma delegação do Hamas se encontrou com mediadores cataris e egípcios em Doha para discutir um possível cessar-fogo na Faixa de Gaza e uma troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses. O movimento islamista palestino emitiu um comunicado informando sobre a reunião.

Durante a reunião, o Hamas, que governa o território palestino desde 2007, teve como representante o negociador-chefe Khalil al Hayya. Ele se encontrou com o primeiro-ministro catari, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, e com o chefe dos serviços de inteligência egípcios, Abbas Kamel.

As discussões giraram em torno dos “acontecimentos relativos à causa palestina e à agressão à Faixa de Gaza”, segundo o grupo palestino. No entanto, não foi especificado se houve avanços nas conversas.

Os Estados Unidos, Catar e Egito têm mediado as partes há meses na tentativa de alcançar um acordo de cessar-fogo em Gaza e uma troca de prisioneiros. Até o momento, as negociações se encontram estagnadas, com apenas uma trégua de uma semana sendo alcançada no fim de novembro.

As recentes rodadas de negociações em Doha e no Cairo têm como base um quadro estabelecido em maio pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O Hamas reiterou sua disposição para a aplicação imediata do acordo de cessar-fogo proposto pelo presidente americano.

A pressão por um cessar-fogo aumentou após a descoberta de seis corpos de reféns israelenses em um túnel em Gaza pelo Exército israelense no início de setembro. No entanto, tanto o Hamas quanto Israel mantêm suas posições firmes, com exigências distintas para um acordo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo