Rio de Janeiro registra recorde de calor no inverno de 2024, com temperatura atingindo 40,4°C; cidade entra em estado de emergência devido à baixa umidade do ar.

A cidade do Rio de Janeiro teve um dia para entrar para a história nesta quarta-feira (11), com a ocorrência do dia mais quente do inverno de 2024. Segundo informações do Sistema Alerta Rio, ligado à prefeitura da cidade, a temperatura máxima atingiu a impressionante marca de 40,4°Celsius (ºC) às 14h40, na região de Irajá, situada na zona norte do município.

O recorde anterior, que já era alto, foi registrado no dia 23 de agosto, na estação meteorológica de Guaratiba, com os termômetros marcando 38,9°C. Além do calor extremo, a cidade entrou em estado de emergência devido à baixa umidade relativa do ar, que atingiu valores alarmantes, abaixo de 12%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mesmo horário em que a temperatura alcançou o pico, a umidade estava em 11,8%.

Para a noite dessa quarta-feira, a previsão era de céu claro e ausência de chuva, com ventos fracos a moderados. Já para os próximos dias, a expectativa é de estabilidade no tempo, devido a um sistema de alta pressão, mantendo o céu claro a parcialmente nublado, sem chuvas. A umidade relativa do ar deve variar entre 21% e 30% durante as tardes.

No sábado (14), a previsão é de mudança no tempo, com a entrada de ventos úmidos do oceano, causando variação na nebulosidade, porém sem chuvas. As temperaturas permanecerão elevadas, com ventos moderados e umidade relativa do ar entre 21% e 30%. Por fim, no domingo (15), uma frente fria vinda do oceano deverá trazer aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas isoladas a partir do final da tarde, acompanhadas de ventos moderados a fortes e declínio nas temperaturas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo