Senadores ouvem entidades estudantis e de funcionários sobre a qualidade das universidades públicas no Novo Plano Nacional da Educação

Na quarta audiência da Comissão de Educação (CE) para discutir o Novo Plano Nacional da Educação (PNE), também conhecido como PL 2614/2024, os senadores receberam representantes de entidades estudantis e de funcionários das instituições de ensino. A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, expressou sua opinião de que, apesar do PNE estar mais focado na educação básica, seria possível estabelecer metas de qualidade para fortalecer as universidades públicas. Já o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Gomes Araújo, fez um apelo pela aprovação do Sistema Nacional de Educação, que atualmente encontra-se em análise na Câmara dos Deputados por meio do PLP 235/2019.

O senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente da CE, destacou a importância de incluir alunos e funcionários no debate sobre o novo PNE, ressaltando a necessidade de ouvir diferentes segmentos interessados na área da educação. A discussão sobre as políticas educacionais é crucial para o desenvolvimento do país e a garantia de uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

Durante a audiência, os participantes também debateram a relevância de se estabelecer metas claras e eficazes para a melhoria do ensino no Brasil, bem como a necessidade de investimentos e de valorização dos profissionais da educação. Questões como a inclusão, a equidade e a formação continuada dos docentes também foram abordadas como pontos fundamentais para o avanço do sistema educacional no país.

Diante de um cenário desafiador e de constantes transformações na área da educação, é essencial promover debates como esse para que sejam construídas políticas públicas eficientes e condizentes com as demandas reais da sociedade. A participação ativa de diferentes atores no processo de formulação do Novo Plano Nacional da Educação é fundamental para garantir que as decisões tomadas reflitam as necessidades e aspirações de todos os envolvidos no cenário educacional brasileiro.

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