Focos de incêndio atingem 28 fazendas em 21 municípios de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros monitora situação e região da BR-364 em Brasnorte.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso está em alerta devido aos incêndios que assolam diversas regiões do estado. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira, 18, pelo Batalhão de Emergências Ambientais, estão sendo monitorados incêndios em 28 fazendas distribuídas em 21 municípios, além de focos de fogo na região da BR-364, em Brasnorte.

Os municípios afetados pelos incêndios nas fazendas são Tabaporã, Cláudia, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Nova Mutum, União do Sul, Sinop, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Serra Nova Dourada, Araguaiana, General Carneiro, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Luciara, Cocalinho e Colniza. Além disso, o Corpo de Bombeiros tem atuado no combate a 31 incêndios florestais, com foco principal no Pantanal de Mato Grosso.

As equipes de resgate estão concentrando esforços na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; Parque Estadual do Guirá e região da Baía Grande, próximo a Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; e na Fazenda Laguna, próxima à Terra Indígena Tereza Cristina. Além disso, estão sendo monitorados incêndios em outras áreas sensíveis, como a Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho, e a terra indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo.

Apesar da gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros ressalta a necessidade de autorização dos órgãos federais para adentrar em determinadas áreas afetadas pelo fogo. Além dos incêndios mencionados, a corporação está atuando em diversas outras cidades do estado, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Alto Araguaia, Paranatinga, Pedra Preta, Guiratinga, Alto Paraguai, Sinop, Nova Mutum, Diamantino, União do Sul, Sorriso, Ribeirão Cascalheira, Novo Santo Antônio, Cáceres, Aripuanã, Juína, Juara, Tangará da Serra e Novo Mundo.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que a população esteja ciente dos riscos e tome medidas preventivas para evitar novos focos de incêndio. A colaboração de todos é essencial para preservar o meio ambiente e garantir a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo