Governo do Rio de Janeiro libera reabertura de unidades de conservação após queda nos focos de incêndio florestais.

O governo do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (18), a reabertura das unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), após uma redução significativa no número de focos de incêndio florestais. Das 39 unidades de conservação, 11 são parques que estão autorizados a receber visitantes novamente, sem restrições.

No último fim de semana, os parques foram fechados devido aos diversos focos de incêndio espalhados por todo o território fluminense. A medida teve como objetivo principal auxiliar no combate às chamas, proteger a população e permitir que o corpo técnico se concentrasse nos esforços de combate aos incêndios. Mais de 3.500 hectares de área foram consumidos pelas chamas apenas em áreas de conservação.

Desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise na última quinta-feira (12), o Corpo de Bombeiros já conseguiu extinguir mais de 1.442 incêndios florestais em todo o estado. Até o momento, ainda estão ativos seis focos sendo combatidos pelas equipes de bombeiros militares.

Para combater as chamas nas unidades de conservação, mais de 1.100 militares foram mobilizados, além de mais de 170 guarda-parques que estão trabalhando incansavelmente. Os profissionais da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros continuam monitorando as condições meteorológicas e climáticas em todo o estado, a fim de prevenir novos incêndios.

Com a reabertura dos parques e a diminuição dos focos de incêndio, a população e os visitantes poderão novamente desfrutar dessas importantes áreas de conservação do Rio de Janeiro, que são essenciais para a preservação da biodiversidade e para o equilíbrio ambiental. A atuação conjunta das autoridades e dos profissionais envolvidos tem sido fundamental para controlar a situação e proteger o meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo