O Projeto Xadrez, liderado pelo professor Leonardo Alcântara, utiliza o jogo como uma ferramenta para melhorar habilidades cognitivas e promover interação social, ensinando os alunos a pensar estrategicamente e a considerar as consequências de suas ações. Da mesma forma, os programas de atletismo e ginástica artística, implementados pelo professor Luiz Fernando Junqueira, não apenas visam o desenvolvimento físico dos alunos, mas também a construção de resiliência e trabalho em equipe.
A organização responsável pelo prêmio destacou o sucesso desses programas, que se reflete no aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e na maior coesão comunitária. Pais e organizações locais estão ativamente envolvidos, apoiando não apenas com presença, mas também participando de eventos e workshops, mostrando o impacto positivo das iniciativas da escola na comunidade.
Na categoria de Colaboração Comunitária, a Escola Deputado Pedro Costa concorre com o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e a Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos. Caso vença, a escola poderá receber o prêmio de 10 mil dólares, equivalente a cerca de R$ 55 mil.
Este prêmio, criado pela T4 Education com o apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express em 2022, visa dar visibilidade a escolas que possam compartilhar suas melhores práticas em todo o mundo. Com cinco categorias distintas, os vencedores de cada uma serão anunciados em outubro deste ano, selecionados por um júri diversificado composto por acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado de diversos países.
Os premiados e finalistas terão a oportunidade única de participar do World Schools Summit em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nos dias 23 e 24 de novembro, juntamente com líderes globais da educação. É um reconhecimento mais do que merecido para a Escola Deputado Pedro Costa e uma inspiração para outras instituições educacionais ao redor do mundo.