Batalha pela sucessão de Murdoch na Fox News e Wall Street Journal pode ser decidida em tribunal neste mês.

A briga pela sucessão de Rupert Murdoch, magnata dos meios de comunicação, está em destaque no tribunal do estado de Nevada. A batalha que envolve os quatro filhos mais velhos do empresário pode determinar quem irá controlar a Fox News e o Wall Street Journal, dois dos veículos de comunicação mais influentes nos Estados Unidos, especialmente entre os eleitores conservadores.

As audiências probatórias foram marcadas para acontecer até a próxima terça-feira, segundo informações do jornal The Guardian. Mas o que está por trás desse embate no império bilionário? Aos 93 anos, Rupert Murdoch busca alterar um fundo familiar irrevogável para favorecer seu filho mais velho, Lachlan, como seu sucessor, o que gerou a reação dos outros três filhos, Prudence, Elisabeth e James, que foram à Justiça em Reno.

Caso Murdoch consiga seu intento, Lachlan ficará no controle da Fox Corp. e da News Corp. após a morte do pai, ao invés de dividir o poder com os irmãos, conforme estabelece o fundo. Além disso, a disputa judicial também analisa a capacidade empresarial de Lachlan. Rupert argumenta que seu filho é o mais indicado para gerir os meios de comunicação devido às suas inclinações políticas e devido ao seu desempenho na empresa.

Alguns membros da família Murdoch contestam a gestão de Lachlan, alegando que as ações da Fox tiveram um desempenho inferior ao mercado nos últimos anos e que a Fox News não tem um plano claro para sobreviver diante de uma audiência envelhecida, embora fiel. No entanto, analistas apontam que a gestão de Lachlan teve ganhos financeiros superiores a outros competidores do mercado de TV tradicional.

O julgamento e os documentos relacionados estão sendo conduzidos de modo privado, sem a presença de jornalistas, e os dias de audiências começaram em setembro. Lachlan, de 53 anos, já foi indicado para assumir o cargo do pai, que se aposentou formalmente dos conselhos das empresas no ano passado. Seus irmãos, James e Elisabeth, seguiram caminhos diferentes e hoje tocam seus próprios negócios. Enquanto isso, investidores apontam a estrutura de ações com “supervoto” como um dos pontos de conflito na empresa.

Em meio a todo esse cenário de disputas e decisões jurídicas, a Fox News segue como líder entre as redes de notícias a cabo nos Estados Unidos. A influência da empresa, principalmente entre o público conservador, tem sido motivo de embate interno na família Murdoch. A incerteza sobre o futuro da Fox Corp. e da News Corp. paira sobre a briga familiar e os investidores, que buscam estabilidade e boas perspectivas para as empresas.

Em um setor de mídia em constante evolução e transformação, a sucessão de Rupert Murdoch e o controle sobre os veículos de comunicação do império constituem um cenário de disputa que vai além do âmbito familiar, impactando o mercado e as perspectivas futuras dessas empresas tão influentes nos Estados Unidos. A decisão final sobre a sucessão de Murdoch vai além das audiências no tribunal de Nevada e pode moldar o futuro da Fox News e do Wall Street Journal nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo