Uso de celular nas escolas: Educadores apoiam proposta do Ministério da Educação para banir dispositivos e reduzir prejuízos.

Professores e orientadores educacionais estão otimistas com a possibilidade de o Ministério da Educação proibir o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do Brasil. Essa medida, prevista para ser apresentada em outubro, visa combater os danos causados pelo uso excessivo de telas na infância e adolescência.

O ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, defendeu a ideia com base em pesquisas que mostram os impactos negativos do uso de tecnologias no aprendizado, desempenho dos alunos e na saúde mental dos professores.

Marina Rampazzo, orientadora educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, destaca a preocupação dos especialistas com os prejuízos causados pelo uso excessivo de telas, especialmente em crianças e adolescentes. Ela ressalta que esse problema se intensificou durante a pandemia, quando muitos pais precisaram recorrer às telas para ocupar seus filhos em casa.

Ainda segundo Marina, a escola desempenha um papel fundamental na reversão desse quadro, pois proporciona oportunidades de socialização, cultura, lazer e esporte que fogem do mundo digital. A interação social é essencial para o desenvolvimento dos estudantes e a redução do uso de telas.

Margareth Nogueira, orientadora educacional do colégio privado Arvense, alerta para os comportamentos antissociais e o aumento do bullying causados pelo uso excessivo de telas. Ela ressalta a importância do diálogo e da interação face a face para o desenvolvimento dos estudantes.

Além disso, Margareth destaca as preocupações com o vício em celulares e os prejuízos à saúde física e mental dos alunos, como problemas de visão, agitação, agressividade e distúrbios de sono. Os educadores concordam que é necessário um suporte adequado das escolas para garantir o acesso a materiais educacionais sem depender dos celulares dos alunos.

Portanto, a provável adoção de medidas para restringir o uso de celulares nas escolas é vista como um passo importante na promoção de um ambiente educacional mais saudável e equilibrado. A socialização, o diálogo e a diversificação de estímulos são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, superando os desafios causados pelo uso excessivo de telas.

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