Chapada dos Veadeiros continua em chamas: incêndio ainda não controlado e Parque Nacional permanece fechado.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, enfrenta um grave incêndio desde a última quarta-feira (25), que ainda não foi controlado, conforme informações da Parquetur, concessionária responsável pela unidade de conservação. Mais de 60 brigadistas do ICMBio, Ibama e voluntários estão empenhados para conter as chamas, com o auxílio de um helicóptero equipado com Bambi Bucket, dispositivo utilizado no combate aéreo a incêndios.

Após a identificação do fogo, as áreas de visitação do parque foram evacuadas e novas entradas foram suspensas como medida de segurança. A Parquetur informou que os ingressos adquiridos para os dias em que o parque estiver fechado poderão ser reagendados ou cancelados através dos canais de atendimento da concessionária. O compromisso com a segurança das pessoas, fauna e flora do local foi enfatizado na nota divulgada.

A Agência Brasil entrou em contato com o ICMBio em busca de informações sobre a extensão da área atingida, porém ainda não obteve resposta até o momento da publicação.

Este é o segundo incêndio de grandes proporções registrado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em setembro. No início do mês, uma área de 10 mil hectares foi consumida pelo fogo, mobilizando 121 brigadistas e voluntários para o combate e controle da situação.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, possui uma área de aproximadamente 240.611 hectares de Cerrado, abrigando espécies únicas de vegetais, nascentes, cursos d’água e rochas pré-históricas. Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001, o local representa uma importante reserva ambiental e turística no estado de Goiás.

A situação no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros requer atenção e ação imediata para preservar essa rica e relevante área de conservação da biodiversidade brasileira. O apoio das autoridades ambientais, brigadistas e voluntários é fundamental para conter os incêndios e proteger esse patrimônio natural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo