Ministro dos Transportes revela estratégias para combater alto índice de acidentes e reduzir mortes nas vias.

Uma das questões abordadas durante o programa Roda Viva desta segunda-feira (21) foi o alto número de mortes no trânsito no Brasil. O jornalista Dimmi Amora, da Agência Infra, perguntou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, quais políticas seriam introduzidas pela pasta para reduzir essas ocorrências.

Renan Filho respondeu que a Secretaria Nacional de Trânsito está desenvolvendo um programa para estimular a redução de mortes no trânsito nos municípios, nos estados e, consequentemente, no país. Através da transparência, o objetivo é mostrar onde as pessoas estão morrendo mais para que elas saibam disso. O ministro chamou isso de “princípio da lanterna”, iluminando um dado obscuro para que os cidadãos possam cobrar os responsáveis.

Além disso, o ministro mencionou que o Brasil precisa conhecer e implementar as melhores práticas internacionais nessa área, a fim de reduzir o número de mortes. Ele destacou que o país enfrenta números alarmantes nesse sentido e está empenhado em construir indicadores mais confiáveis para análise.

A entrevista foi conduzida por Vera Magalhães e contou com a participação de diversos jornalistas da área, como Dimmi Amora, fundador da Agência Infra, Ivan Martínez Vargas, repórter do Jornal O Globo, Taís Hirata, repórter do Valor Econômico, Marianna Holanda, repórter da Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, e Luiz Gerbelli, repórter do Estadão.

O programa Roda Viva com o ministro dos Transportes, Renan Filho, foi transmitido ao vivo às 22h na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais (YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook). Durante a entrevista, o ministro discutiu não apenas o problema das mortes no trânsito, mas também outros assuntos relacionados à sua pasta. A entrevista completa está disponível nas plataformas mencionadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo