Campanha Agosto Lilás promove reflexão sobre violência sofrida por mulheres.

A Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, está celebrando os 17 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e a Lei de Combate à Violência Política contra a Mulher, sancionada em 2021, com a realização do “Agosto Lilás”, mês dedicado à proteção das mulheres. A campanha, estabelecida pela Lei 14.448/22, determina que União, estados e municípios devem promover ações durante o período para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentar as diversas formas de violência contra a mulher.

A programação do Agosto Lilás terá início amanhã com o acendimento de uma iluminação especial no prédio do Congresso. Além disso, estão previstos debates e atividades voltadas ao tema, com o objetivo de orientar a população e divulgar medidas que podem ser adotadas nos casos de mulheres em situação de violência, tanto do ponto de vista jurídico quanto administrativo.

Para marcar a ocasião, a Câmara dos Deputados está iluminando o Congresso de lilás, cor que simboliza a luta contra a violência doméstica e familiar. A iniciativa já ocorreu em anos anteriores e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de combater a violência contra as mulheres.

O Agosto Lilás é uma importante iniciativa de combate à violência de gênero e reforça o compromisso do Legislativo brasileiro em assegurar os direitos e a proteção das mulheres. Com a realização da campanha, espera-se que seja possível conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e incentivar a adoção de medidas efetivas para combatê-lo.

Fonte da imagem: Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo