Debate sobre temáticas agrícolas e indígenas é cancelado devido a conflitos e falta de consenso entre as partes envolvidas.

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados cancelou a audiência agendada para hoje sobre o setor agroindígena e sua importância para o desenvolvimento do Brasil. A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) havia solicitado o debate, que acabou não se concretizando.

Segundo Silvia Waiãpi, o Censo 2022 revelou que os povos indígenas possuem uma produção agropecuária diversificada, com maior participação de mulheres e menor utilização de agrotóxicos. Ela também detalhou as principais características dos estabelecimentos agropecuários e extrativistas de acordo com o grupo étnico-racial dos produtores.

“A publicação também traz informações específicas sobre as Terras Indígenas espalhadas pelo país e sobre algumas categorias de Unidades de Conservação, como as Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e as Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais”, afirmou a deputada.

Na visão da parlamentar, as informações fornecidas pelo governo federal demonstram a importância e o crescimento do setor agroindígena no país. Silvia Waiãpi buscava discutir e encontrar soluções para os povos originários e tradicionais que desejam trabalhar com a agricultura familiar, mas ainda não foram beneficiados e estão enfrentando necessidades básicas.

Até o momento, não há uma nova data para a realização do debate. A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais deverá definir em breve quando a audiência será remarcada.

Texto por Da Redação – RL.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo