Projeto propõe flexibilização curricular ao incluir opção de língua espanhola nas escolas de ensino fundamental.

10/08/2023 – 16:07  

Projeto de Lei propõe inclusão opcional do espanhol no currículo do ensino fundamental

O Projeto de Lei 1580/19, em discussão na Câmara dos Deputados, visa introduzir o ensino da língua espanhola, de maneira opcional, no currículo do ensino fundamental. A proposta foi elaborada pelo ex-deputado João H. Campos, de Pernambuco, e sugere a oferta da disciplina a partir do sexto ano, em locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

A proposta de alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) tem como objetivo atender à crescente demanda por profissionais fluente em espanhol no mercado de trabalho. Isso ocorre devido ao aumento do volume de negócios entre empresas brasileiras e companhias internacionais cuja língua principal é o espanhol.

De acordo com João H. Campos, “a ampliação das relações políticas e comerciais, facilitadas por acordos econômicos como o Mercosul, é um dos principais motivos da valorização da língua espanhola no Brasil”. Por isso, torna-se necessário preparar os estudantes desde cedo para essas oportunidades de trabalho e intercâmbio cultural.

A proposta ainda tem que passar pela aprovação do Plenário e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A importância do Mercosul

O Mercosul, bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (que está suspensa desde dezembro de 2016), tem como objetivo criar um mercado comum com livre circulação de bens e serviços, adotando uma política externa comum e harmonizando legislações nacionais. Além desses países, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador também são associados e podem participar como convidados das reuniões do bloco, embora não tenham direito a voto.

A integração econômica promovida pelo Mercosul tem impulsionado as relações comerciais e políticas entre os países membros e associados, gerando a necessidade de profissionais fluentes em espanhol para facilitar a comunicação e negociações.

O Brasil, como membro do Mercosul, tem se beneficiado dessas relações e, por isso, a introdução do espanhol no currículo escolar proporcionará maior preparo dos estudantes para participarem do mercado de trabalho e das oportunidades oferecidas pelo bloco econômico.

Com a oferta opcional do espanhol no ensino fundamental, espera-se que os alunos tenham uma formação mais completa e estejam aptos a enfrentar os desafios e oportunidades do mercado internacional.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rodrigo Bittar

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