A Comissão de Legislação Participativa realiza seminário referente ao desenvolvimento sustentável, visando a conscientização da população.

No dia 18/08/2023, às 11h10, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados irá discutir os desafios para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Esses objetivos são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir paz e prosperidade para todas as pessoas.

De acordo com a deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou a realização do seminário, as ações para atingir os ODS não estão avançando de maneira adequada no Brasil. O Relatório Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030 apontou que mais de 80% dos objetivos e metas estão estagnados, ameaçados ou em retrocesso.

Para alcançar as 169 metas estabelecidas na Agenda 2030 até o ano de 2030, diversos convidados participarão do seminário, incluindo Alessandra Nilo, coordenadora-geral da Gestos e cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil pela Implementação da Agenda 2030, o deputado Nilto Tatto (PT-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar dos ODS e presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, e o deputado Fernando Mineiro (PT-RN), relator do PL 1308/21, que cria a Política de Promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, de autoria de Tatto.

O seminário terá início às 10 horas, no plenário 3, e será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube, possibilitando que o público acompanhe as discussões sobre os ODS e os desafios para sua implementação no Brasil.

A importância dessa discussão se dá pelo fato de que, segundo o relatório, as ações para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão estagnadas, ameaçadas ou em retrocesso no país. Isso evidencia a necessidade de um debate amplo sobre as estratégias e políticas que devem ser adotadas para efetivar essas metas e garantir o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Para mais informações sobre a Agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável, acesse o infográfico disponibilizado pela Câmara dos Deputados através do link: https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/agenda-2030-desenvolvimento-sustentavel/index.html.

É importante ressaltar que as discussões e propostas debatidas nesse seminário terão impacto direto nas políticas públicas relacionadas ao combate à pobreza, proteção do meio ambiente, e promoção da paz e prosperidade no Brasil. Ações concretas e políticas efetivas são necessárias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tornar o país um exemplo na busca por uma sociedade mais justa e sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo