Candidatos que adotaram animais ficam livres de taxa de inscrição em concursos, graças a um novo projeto.

A deputada Dayany Bittencourt (União-CE) apresentou o Projeto de Lei 1901/23, que tem como objetivo isentar do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos os candidatos que adotarem animais que se encontravam temporariamente sob tutela do poder público ou de entidades privadas sem fins lucrativos destinadas à proteção animal nos últimos 12 meses.

De acordo com a proposta, essa isenção se aplica a todos os candidatos que comprovarem a adoção de animais no período mencionado. A intenção é incentivar a adoção responsável de animais e ajudar a reduzir o número de animais em condição de vulnerabilidade no país, que de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil em 2019, chega a quase 4 milhões.

A deputada ressalta a importância de adotar medidas para reduzir o sofrimento de animais que vivem nas ruas e que estão sujeitos a maus-tratos, atropelamentos e doenças. Segundo ela, é necessário que o Estado se envolva nessa questão e promova ações para proteger a saúde e o bem-estar dos animais.

A proposta de Dayany Bittencourt altera a Lei 13.656/18, que já prevê isenção no pagamento da taxa de inscrição para candidatos que pertençam a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, além de candidatos doadores de medula óssea.

O PL 1901/23 está em análise na Câmara dos Deputados e passará pelas comissões de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Caso aprovado nessas comissões, seguirá para o Plenário.

A tramitação do projeto pode ser acompanhada no site da Câmara dos Deputados, onde é possível obter mais informações sobre o processo legislativo.

Com a apresentação desse projeto, a deputada Dayany Bittencourt busca promover a conscientização sobre a importância da adoção responsável de animais e incentivar a participação da sociedade na proteção dos animais em situação de vulnerabilidade. A isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para candidatos que adotaram animais é uma forma de reconhecer a atitude solidária dessas pessoas e estimular a adoção como uma prática com impactos positivos para a sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo