A Câmara debate projeto para controlar juros do cartão de crédito e regulamentar o programa Desenrola. Fique por dentro!

Na tarde desta terça-feira (05), a Câmara dos Deputados deu início à Ordem do Dia da sessão deliberativa do Plenário para discutir o Projeto de Lei 2685/22, de autoria do deputado Elmar Nascimento (União-BA), que propõe que o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixe limites para os juros do cartão de crédito.

De acordo com o parecer preliminar do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), o CMN terá um prazo de 90 dias, a partir da proposta dos emissores de cartão de crédito, para estabelecer os limites para juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado. O relator apresentou seu parecer em Plenário.

Caso os limites para os juros do cartão não sejam aprovados dentro do prazo estabelecido, o valor total cobrado de juros e encargos não poderá ultrapassar o valor original da dívida.

Alencar Santana também incluiu no projeto o texto completo da Medida Provisória 1176/23, que institui o Programa Desenrola Brasil, com o objetivo de incentivar a renegociação de dívidas, oferecendo garantia para aquelas de pequeno valor, até R$ 5 mil.

Uma novidade em relação ao projeto original é a possibilidade de portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, mesmo aqueles já parcelados pelo próprio cartão. Com isso, o consumidor terá a opção de buscar ofertas de juros menores para solucionar sua dívida.

A discussão sobre o tema continua em andamento na Câmara dos Deputados e mais informações serão disponibilizadas em breve.

Fontes:
– Eduardo Piovesan, repórter
– Pierre Triboli, editor

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo