A CPI da Americanas conclui análise e vota relatório nesta quinta-feira. Acompanhe as últimas notícias.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga possíveis fraudes contábeis na Americanas está se reunindo hoje para votar o relatório final do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). O relatório, apresentado no dia 5 de setembro, não foi analisado na ocasião devido a um pedido de vista coletivo.

No seu parecer, Chiodini propõe quatro projetos de lei com o objetivo de aprimorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas, visando evitar fraudes. No entanto, o relatório não traz conclusões sobre possíveis responsáveis no caso da Americanas. Chiodini argumenta que as investigações policiais ainda estão em andamento e que não há elementos suficientes para incriminar alguém. O relator considera imprudente fazer acusações sem provas conclusivas.

A reunião para a votação do relatório acontecerá no Plenário 7, às 9 horas. Vale ressaltar que a CPI, presidida pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), foi instalada em 17 de maio e tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos, prazo que se encerra justamente no dia 14 de setembro.

A abertura das investigações na Câmara dos Deputados ocorreu após o pedido de recuperação judicial feito pela Americanas em janeiro. A empresa anunciou um rombo contábil de R$ 20 bilhões, o que motivou a CPI a apurar possíveis irregularidades.

É importante ressaltar que o relatório apresentado por Chiodini não possui vínculo com as investigações policiais em curso. Portanto, ainda não é possível determinar os responsáveis pelas fraudes contábeis na Americanas.

Para mais detalhes sobre o caso e para acessar o relatório completo elaborado pela CPI da Americanas, é possível consultar o site da Câmara dos Deputados.

Em um infográfico disponibilizado no site, é possível obter informações adicionais sobre a investigação, assim como o cronograma e os principais pontos abordados.

É importante acompanhar de perto os desdobramentos dessa investigação, uma vez que ela pode impactar não apenas a empresa envolvida, mas também a governança corporativa no setor privado como um todo. A transparência e a lisura nas práticas contábeis são fundamentais para a manutenção da confiança dos investidores e do mercado em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo