No entanto, somente agora o sonho está próximo de se tornar realidade. O derrocamento do Pedral do Lourenço, que está localizado entre Marabá e Tucuruí, é considerado fundamental para viabilizar a navegação ao longo do rio Tocantins. Esse trecho possui formações rochosas que impedem a passagem das embarcações, e com a sua remoção será possível desbloquear o gargalo logístico entre os municípios de Marabá e Baião, ambos no Pará, beneficiando assim a navegabilidade na região.
A audiência pública está marcada para as 10 horas e será realizada no plenário 11. O objetivo é discutir e avaliar os avanços realizados até o momento, além de buscar soluções para os desafios que ainda persistem. A expectativa é que representantes do governo, especialistas e demais interessados participem do debate, contribuindo com propostas e sugestões para impulsionar o desenvolvimento das hidrovias no país.
O potencial das hidrovias para o transporte de cargas é enorme, visto que apresentam vantagens como menor custo operacional, redução do consumo de combustível e a possibilidade de alcançar regiões de difícil acesso por meio das rodovias e ferrovias. A ampliação dessas vias navegáveis promete impulsionar o comércio, a logística e a economia de forma geral.
Além disso, o avanço das hidrovias trará benefícios para o meio ambiente, uma vez que o transporte por água é considerado mais sustentável do que outras opções. Ao utilizar mais os rios como meio de transporte, é possível diminuir a emissão de gases poluentes e contribuir para a redução dos congestionamentos nas estradas.
Portanto, a audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes é uma oportunidade importante para discutir e planejar a expansão das hidrovias no Brasil. A iniciativa irá colaborar para o desenvolvimento econômico do país, além de promover a preservação do meio ambiente e melhorar a logística do transporte de cargas.