Secretaria da Mulher realiza palestra sobre inclusão no processo legislativo orçamentário, visando maior participação feminina.

Nesta sexta-feira (15), a Câmara dos Deputados realizará a conferência intitulada “Possibilidades para inclusão da temática de gênero e raça no processo legislativo orçamentário: experiências nacionais e internacionais”. O evento marcará o relançamento do grupo de trabalho criado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, cujo objetivo é acompanhar temas relacionados ao chamado Orçamento Mulher.

A conferência contará com palestras de duas especialistas na área. Scherie Nicol, representante da Divisão de Gestão e Orçamento do Comitê de Governança Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), trará suas experiências e conhecimentos sobre o assunto. Além disso, Maria Raquel Mesquita Melo, secretária-adjunta Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, abordará a construção do Plano Plurianual (PPA).

O grupo de trabalho responsável pela conferência é composto por deputadas, representantes do governo, organizações da sociedade civil e pesquisadoras. Seu objetivo é estabelecer diálogos com a sociedade civil, articular pautas sobre o tema na Câmara dos Deputados, além de capacitar colaboradores e servidores para que as leis orçamentárias, os normativos e os instrumentos de direito financeiro e fiscal contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres.

O debate será realizado no plenário 13, das 9h às 10h30. Aqueles que não puderem comparecer pessoalmente poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

O relançamento desse grupo de trabalho é uma iniciativa importante no Congresso Nacional, pois visa promover uma maior inclusão da temática de gênero e raça no processo legislativo orçamentário. A participação de especialistas nacionais e internacionais confere ainda mais credibilidade à iniciativa, possibilitando a troca de experiências com outros países e a identificação de boas práticas que podem ser adotadas no Brasil.

Esse tipo de discussão é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades e direitos. A inclusão da temática de gênero e raça no processo legislativo orçamentário permite que as políticas públicas sejam mais adequadas e eficientes, levando em consideração as particularidades e necessidades de todos os cidadãos.

Portanto, é essencial que essa conferência seja amplamente divulgada e que as discussões e conclusões que dela decorram sejam utilizadas para promover mudanças reais na legislação e nas políticas adotadas pelo país. Somente assim poderemos avançar rumo a uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo