Uma comissão especial discutirá a execução do Programa Nacional do Hidrogênio, visando investimentos e avanços energéticos no país.

Na próxima terça-feira (19), a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir a implementação do Programa Nacional do Hidrogênio. A solicitação do debate foi feita pelos deputados Bacelar, do Partido Verde da Bahia, e Arnaldo Jardim, do Cidadania de São Paulo, que ocupam os cargos de relator e presidente da comissão, respectivamente.

De acordo com os parlamentares, o Ministério de Minas e Energia elaborou o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), que propõe uma série de ações para facilitar o desenvolvimento de políticas públicas, tecnologia e mercado relacionados ao hidrogênio. Buscando conhecer as medidas que estão sendo adotadas pelo governo para a implementação do programa, a audiência contará com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Agricultura e Pecuária; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Minas e Energia.

Artigos relacionados

O objetivo do Programa Nacional do Hidrogênio é incentivar a produção e o uso do hidrogênio como fonte de energia limpa e sustentável. O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, tem o potencial de substituir os combustíveis fósseis e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

A audiência pública está marcada para as 14 horas, no plenário 3 da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, os participantes debaterão sobre as ações do governo em relação ao PNH2, buscando entender como serão promovidas as políticas públicas, a implementação de tecnologias e a criação de um mercado para o hidrogênio verde.

O tema é de extrema relevância para a agenda sustentável do país, uma vez que a produção e o uso do hidrogênio verde podem contribuir para a matriz energética nacional, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias. A expectativa é que a audiência pública promova um amplo debate sobre os desafios e oportunidades relacionados ao Programa Nacional do Hidrogênio e ajude a traçar diretrizes para sua implantação eficiente e eficaz.

KQ

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo