Jornalista da Folha de Pernambuco concorre ao Prêmio de +Admirados Jornalistas Negros e Negras.

A repórter da editoria de Cotidiano da Folha de Pernambuco, Jaqueline Fraga, está concorrendo ao Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A votação está aberta ao público e se estenderá até o dia cinco de outubro.

Jaqueline Fraga recebeu com muita felicidade e orgulho a notícia de sua indicação ao prêmio. Segundo ela, estar entre os finalistas desta primeira edição é uma prova de que está no caminho certo. Além disso, ela se sente honrada em representar o seu estado, sua região e o veículo em que trabalha, a Folha de Pernambuco.

A repórter também expressou sua admiração pelos outros profissionais que estão na lista de finalistas. Segundo Jaqueline, são pessoas incrivelmente competentes e que fazem parte de suas referências na área.

Além de jornalista, Jaqueline Fraga também é autora de livros. Ela já lançou obras como “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, “Movendo as Estruturas” e “Big Gatilho: um livro de poemas inspirado no BBB 21”. Ela também foi coautora do livro Cartas para Esperança.

Seu livro-reportagem “Negra Sou” foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Biografia Documentário e Reportagem, além de receber menção honrosa do Prêmio Maria Firmina de Literatura na categoria Não-Ficção e do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na categoria Grande Reportagem. A série de reportagens também foi premiada com o Prêmio Antonieta de Barros Jovens Comunicadores Negros e Negras.

Em 2021, Jaqueline Fraga conquistou o Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde com a reportagem especial “Consciência Negra: profissionais de saúde negros buscam representatividade”.

Ao longo de sua trajetória profissional, Jaqueline foi agraciada com diversas premiações, como a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Prêmio Ser Mulher, concedido pelo Grupo Ser Educacional, o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o Prêmio Neusa Maria de Jornalismo, o Prêmio Operação Cisne Branco e o Prêmio Primeiras Crônicas.

A votação para o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira está em andamento e qualquer pessoa pode participar. Os interessados têm até o dia cinco de outubro para escolher seus favoritos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo