Mito ou verdade? Especialistas explicam o que realmente acontece quando engolimos chiclete

No próximo sábado, 30 de abril, será comemorado o Dia Internacional do Chiclete. A data é uma oportunidade para desvendar um mito que existe em torno dessa guloseima: será verdade que engolir um chiclete faz mal e ele permanece no estômago por 7 anos?

De acordo com Simon Travis, professor de gastroenterologia clínica na Universidade de Oxford, no Reino Unido, essa história de que o chiclete fica no estômago por tanto tempo é apenas um mito. Em entrevista à CNN, ele afirmou que não sabe a origem dessa ideia, mas especula-se que ela tenha sido inventada por alguém que queria impedir que os filhos mastigassem chiclete.

Travis também esclareceu que engolir chiclete não é perigoso, desde que não sejam ingeridas três ou mais unidades por dia. Nesses casos extremos, a goma de mascar pode causar uma obstrução digestiva.

O chiclete engolido passa pelo estômago, chega ao intestino e é eliminado “inalterado” através das fezes. Segundo Travis, em mais de 30 anos de prática médica, ele nunca presenciou um caso em que fosse necessário remover chiclete do corpo de um paciente.

Porém, é importante ressaltar que engolir chiclete pode ser um problema em algumas situações específicas. Segundo Leila Kia, gastroenterologista e professora associada de medicina na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, em Chicago, é necessário procurar atendimento médico caso a pessoa sinta dor após engolir um chiclete ou tenha ingerido uma grande quantidade de gomas de mascar.

Além disso, pessoas com problemas no trato intestinal, como torções e inflamações graves, podem ser mais suscetíveis a complicações ao engolir um chiclete. Pacientes com doença de Crohn, por exemplo, que causa inflamação no trato gastrointestinal e estreitamento, geralmente são orientados a evitar chicletes e outros alimentos que possam agravar o problema.

No entanto, é importante destacar que essas situações são mais raras e que, na maioria dos casos, engolir chiclete não causa nenhum mal à saúde. Portanto, podemos continuar desfrutando dessa delícia sem ficar preocupados com o mito de que ela ficará por anos em nosso estômago. Aproveite o Dia Internacional do Chiclete para matar as saudades dessa guloseima que faz parte da nossa infância.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo