Comissão Parlamentar Mista de Inquérito rejeita convocação de comandantes da Força Nacional para depoimento sobre atos antidemocráticos

Na manhã desta terça-feira (03), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de Janeiro decidiu rejeitar, por 14 votos a 10, a convocação dos comandantes da Força Nacional. O presidente do colegiado, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), havia proposto a convocação dos comandantes para que prestassem depoimento, levando em consideração as críticas feitas pela oposição em relação à atuação da corporação durante os ataques à Praça dos Três Poderes.

No entanto, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) argumentou que, de acordo com o regimento da CPMI, a pauta de votação deveria ter sido disponibilizada com 48 horas de antecedência e defendeu que outros requerimentos fossem colocados em pauta. Diante disso, a proposta de convocação dos comandantes da Força Nacional foi rejeitada.

Outra figura que tem sido cobrada a prestar depoimento é o general Walter Braga Neto, ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro. A relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), solicitou que Braga Neto comparecesse à comissão na próxima quinta-feira (05), porém, o depoimento foi adiado.

A relatora informou que apresentará seu parecer no dia 17 e acredita que será improvável que os trabalhos da CPMI sejam prorrogados. De acordo com Arthur Oliveira Maia, a CPMI foi essencial para o processo democrático brasileiro ao permitir que os fatos ocorridos em 8 de janeiro fossem expostos ao público, possibilitando que cada pessoa tirasse suas próprias conclusões.

Sobre o depoimento desta terça-feira, a CPMI ouviu Argino Bedin, empresário do Mato Grosso acusado de financiar golpes antidemocráticos. O empresário conseguiu um habeas corpus no STF para não responder perguntas que o incriminassem. A reunião da comissão ocorreu no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

A CPMI continua suas investigações e mais informações serão divulgadas em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo