Câmara dos Deputados aprova pacote de moções de repúdio à violência entre Hamas e Israel, com 312 votos a favor

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um pacote de 17 moções de repúdio contra as mortes e os ataques que vêm ocorrendo desde sábado entre o grupo Hamas e o Estado de Israel. As moções receberam um total de 312 votos a favor e nenhum voto contrário.

A primeira moção aprovada, de autoria do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), é a de número 3458/23. Pereira ressaltou que todas as moções aprovadas manterão seu conteúdo específico. Além disso, os parlamentares realizaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de ambos os lados.

Desde os ataques ocorridos no último sábado, mais de 1.800 pessoas foram mortas, incluindo duas brasileiras, Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu. As duas foram vítimas de um ataque do grupo Hamas a uma festa rave em Israel, que resultou em pelo menos 260 mortes. Dentre as moções aprovadas, estão as que expressam pesar pela morte dessas duas brasileiras.

No entanto, houve protestos por parte dos deputados contrários apenas aos ataques do Hamas. Eles criticaram a votação das 17 moções em conjunto, argumentando que cada uma deveria ser analisada individualmente. Para o deputado Odair Cunha (PT-MG), é importante repudiar tanto o ataque do Hamas aos cidadãos israelenses quanto o uso desproporcional da força contra os palestinos. Por sua vez, o deputado André Fernandes (PL-CE) defendeu que o Hamas seja reconhecido como um grupo terrorista.

O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) também condenou os ataques tanto dos palestinos quanto dos israelenses, enfatizando que é contra qualquer tipo de violência contra crianças, sejam elas israelenses ou palestinas. Já o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) lamentou que o governo brasileiro não reconheça o Hamas como um grupo terrorista.

Historicamente, o governo brasileiro só classifica uma organização como terrorista se ela for considerada assim pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar disso, o Brasil já se manifestou contra o grupo Hamas na ONU, votando a favor de uma proposta dos Estados Unidos em 2018 que condenava o Hamas pelo uso de foguetes contra Israel.

É importante ressaltar que o Brasil apoia a criação de um Estado Palestino e a existência dos dois Estados (Palestina e Israel) desde 1947.

Confira abaixo as moções aprovadas:

– Req 3458/23: moção de repúdio contra os atos de guerra promovidos pelo grupo Hamas ao Estado de Israel. Proposta pelo deputado Marcos Pereira.

– Req 3459/23: moção de repúdio aos ataques terroristas do grupo Hamas a Israel. Proposta por diversos deputados.

– E outras 15 moções de repúdio a diferentes aspectos dos ataques e conflitos entre Hamas e Israel.

A votação das moções na Câmara dos Deputados reflete a posição do Brasil em relação aos conflitos entre Israel e o grupo Hamas. O país busca uma solução pacífica e reconhece as vítimas de ambos os lados, expressando pesar pelas mortes ocorridas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo