Audiência pública destaca as contribuições de Santos Dumont para o desenvolvimento do Brasil

No dia 18 de outubro de 2023, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública em memória ao aniversário de 150 anos de nascimento de Santos Dumont. O evento teve como objetivo destacar as contribuições do famoso inventor para o desenvolvimento do Brasil.

Nascido em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em João Gomes (MG), Santos Dumont se tornou conhecido mundialmente por promover o primeiro voo público em um avião, o 14 Bis, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

Artigos relacionados

Durante a audiência, Jean Robert Batana Ferreira, coordenador-geral de Tecnologias Estratégicas da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ressaltou as importantes contribuições de Santos Dumont para o setor aeroespacial. O inventor desenvolveu motores aeroespaciais revolucionários, utilizados em seus balões dirigíveis, no 14 Bis e no Demoiselle.

Além disso, Batana destacou que Santos Dumont também propôs princípios aeronáuticos fundamentais para o controle e estabilidade das aeronaves, influenciando a aviação moderna.

Outro especialista presente à audiência, Henrique Lins de Barros, enfatizou que Santos Dumont foi o responsável por enxergar no motor a explosão a petróleo o futuro da aviação. O inventor brasileiro construiu um novo motor, o patenteando e disponibilizando seu uso para outros desenvolvimentos.

No entanto, as contribuições de Santos Dumont não se limitaram à aviação. A deputada Luisa Canziani (PSD-PR), autora do requerimento para a realização da audiência, ressaltou que suas pesquisas na área de medição da pressão atmosférica impulsionaram avanços na meteorologia e outras disciplinas científicas.

Canziani também destacou a atuação de Santos Dumont no turismo, mencionando sua interlocução com o governador do Paraná, Afonso Camata, para a desapropriação das Cataratas do Iguaçu, a fim de que elas se tornassem um patrimônio de todos os brasileiros.

Durante a audiência, também foi divulgada a exposição “Santos Dumont: entre Máquinas e Sonhos”, em cartaz no Museu Catavento Cultural, em São Paulo. A mostra tem recebido milhares de visitantes por dia e ficará em exibição até abril do próximo ano.

A necessidade de maior conhecimento sobre Santos Dumont também foi enfatizada por Claudio Gomide, coordenador do Museu Santos Dumont, que lamentou a falta de informações sobre o inventor nas escolas. Ele ressaltou a importância da educação museal e do reconhecimento das figuras históricas que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.

No evento, também foi mencionado o avanço na pesquisa aeroespacial brasileira, com o projeto do veículo lançador de microssatélites em parceria com a Alemanha. Isso permitirá ao Brasil ter a capacidade de produzir e lançar seus próprios satélites em órbita.

O aniversário de Santos Dumont serviu como uma oportunidade para homenagear o inventor e destacar a importância de suas contribuições não apenas para a aviação, mas também para a ciência, tecnologia e cultura brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo