Sétimo voo da Operação Voltando em Paz repatria brasileiros e animais de estimação de Tel Aviv para o Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (2), decolou o sétimo voo da Operação Voltando em Paz, da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino ao Brasil. O avião KC-390 partiu de Tel Aviv, em Israel, por volta do meio-dia, horário de Brasília, e tem previsão de chegar ao Rio de Janeiro às 13h30 deste sábado (20).

A bordo da aeronave estão 69 passageiros, incluindo três bolivianas – uma mulher e duas filhas – que foram incluídas no voo a pedido do governo da Bolívia. De acordo com o Itamaraty, as cidadãs bolivianas ocuparam os lugares deixados vagos por brasileiros que não compareceram ao embarque.

Desde que a operação teve início, já foram repatriados 1.135 brasileiros que manifestaram interesse em deixar a região em guerra no Oriente Médio. Além desses, outros nacionais conseguiram deixar a área em voos comerciais.

Segundo o Itamaraty, há previsão de mais um voo para repatriação de brasileiros partindo de Tel Aviv no próximo domingo (22). No entanto, a expectativa é de que esse seja o último voo destinado aos brasileiros em Israel. De acordo com a nota do órgão, considerando as condições atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não estão previstos voos adicionais para brasileiros na região.

Enquanto isso, um avião brasileiro permanece estacionado no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para resgatar os cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. No entanto, até o momento, não há acordo para a retirada desses brasileiros.

A Operação Voltando em Paz tem como objetivo auxiliar na saída de brasileiros em situação de risco na região de conflito no Oriente Médio. As autoridades brasileiras estão empenhadas em garantir a segurança e bem-estar dos cidadãos brasileiros que se encontram nessas áreas de instabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo