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Falta de creches atinge famílias pobres no Brasil, afirma deputada em audiência pública

No último dia 19, representantes de entidades em defesa da infância participaram de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados para discutir a importância das creches públicas na redução das desigualdades sociais no Brasil.

A deputada Daiana Santos, do PCdoB do Rio Grande do Sul, que propôs o debate, destacou que 64% das crianças entre zero e cinco anos não têm acesso a creches no país. Ela ressaltou que esse índice atinge principalmente as famílias mais vulneráveis e impede muitas mulheres de ingressarem ou se manterem no mercado de trabalho.

Durante a audiência, Helen Perrela, conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos, alertou para o fato de que a falta de acesso a creches expõe meninos e meninas a situações de violência.

Um dos pontos discutidos foi a necessidade de investimento na infraestrutura das creches, além de assegurar vagas para as famílias. Bruno Tovar, consultor da Coordenação-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), argumentou que é preciso recursos pedagógicos e qualidade no atendimento para garantir uma educação infantil de qualidade e justiça social adequada às diversas realidades.

Lucas Carneiro, coordenador da Comissão Permanente de Educação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público, defendeu a necessidade de revisões periódicas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para garantir creches de qualidade e também afirmou que é necessário punir os gestores que descumprirem a norma.

De acordo com especialistas, a falta de creches públicas afeta diretamente as famílias mais pobres do país, além de ser um obstáculo para a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Além disso, a ausência de acesso a creches expõe as crianças a situações de violência.

Diante desse cenário, é necessário investir na infraestrutura das creches e garantir recursos pedagógicos para proporcionar uma educação infantil de qualidade e melhorar a igualdade social. Além disso, é fundamental que as metas do Plano Nacional de Educação sejam revisadas periodicamente e que haja punição para os gestores que não as cumpram.

A falta de creches públicas é uma questão que precisa ser enfrentada e resolvida de forma efetiva, pois afeta diretamente a vida das crianças e das famílias mais vulneráveis. É responsabilidade do poder público garantir o acesso de todas as crianças brasileiras à educação infantil de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no país.

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