Audiência Pública na Câmara dos Deputados discute acompanhamento integral para alunos com dislexia e TDAH nas universidades

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (24) com o objetivo de debater o acompanhamento integral dos alunos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no âmbito universitário. A audiência foi solicitada pela deputada Rosângela Moro (União-SP), relatora do Projeto de Lei 5185/19, que está em tramitação na comissão.

O Projeto de Lei em questão busca garantir aos alunos com dislexia ou TDAH um atendimento integral e individualizado, além de aulas complementares ou de reforço em ambientes que propiciem seu aprendizado e a flexibilização na apresentação de trabalhos individuais.

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De acordo com a deputada Moro, cerca de 4% das crianças no mundo possuem o transtorno de TDAH, sendo que 70% delas apresentam outras doenças associadas, como ansiedade e depressão. Ela ressalta que em países como os Estados Unidos, os portadores de TDAH são amparados por lei e recebem tratamento diferenciado no ambiente escolar.

A audiência contará com a presença de diversos convidados especializados na área, conforme a lista disponibilizada no site da Câmara dos Deputados. O evento está marcado para as 16 horas no plenário 13.

A importância desse debate reside no fato de que é fundamental garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento desses alunos no ambiente acadêmico. A dislexia e o TDAH podem apresentar desafios significativos para os estudantes, tornando-se necessário o estabelecimento de políticas e práticas educacionais específicas para auxiliá-los em seu processo de aprendizagem.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados tem como objetivo zelar pelos direitos e garantias das pessoas com deficiência, buscando a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades. Nesse sentido, a realização dessa audiência pública demonstra o compromisso do órgão em discutir e buscar soluções para a efetiva inclusão dos alunos com dislexia e TDAH no meio universitário.

É fundamental que as universidades e demais instituições de ensino promovam ações e adaptações que facilitem o acesso e a participação desses alunos, garantindo-lhes o suporte necessário para que possam desenvolver todo o seu potencial acadêmico.

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