Representantes do Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados destacam a importância da participação popular no processo legislativo.

Quatro representantes da sociedade tomaram posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados e destacaram a importância de estimular a participação popular no processo legislativo. A nova conselheira Kátia Chagas ressaltou que o principal desafio da comunicação da Casa é despertar o interesse da população para que ela se informe melhor sobre as atividades do Parlamento. Ela acredita que esse trabalho ajuda a melhorar a qualidade da democracia.

Segundo Kátia Chagas, as pessoas só conseguem participar do processo legislativo se conhecerem melhor o funcionamento do mesmo. Para ela, é necessário fazer com que as pessoas se interessem pelo processo legislativo, conheçam um pouco mais sobre ele e, a partir disso, possam participar e tomar decisões mais conscientes nas eleições.

Kátia Chagas é diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná desde 2015. Ela foi uma das representantes da sociedade que tomaram posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Outro conselheiro empossado, Matheus Schuch, jornalista do grupo RBS em Brasília, compartilha a opinião de Kátia Chagas. Ele destaca que a comunicação pública precisa alcançar a população de forma acessível, levando informações corretas. Para ele, essa missão é um desafio.

Aline Braga, coordenadora especial de Conteúdo na Assembleia Legislativa de Sergipe, também destacou a necessidade de criar novos mecanismos de participação popular na comunicação da Câmara. Ela defende a adoção de estratégias para alcançar as diferentes parcelas da população.

O quarto conselheiro a tomar posse foi Gustavo Ferenci, secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde janeiro de 2021.

Além da posse dos representantes da sociedade, a reunião do Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados tratou de outros assuntos, como a transição do sistema de televisão brasileiro para um novo padrão tecnológico, chamado de 3.0. Esse novo modelo de TV terá maior integração com a internet e funcionará por meio de aplicativos.

De acordo com Carlos Eduardo Neiva Melo, supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, uma das características do novo sistema será a necessidade de as emissoras desenvolverem aplicativos para veicularem sua programação. A Câmara exige que os aparelhos já venham com um aplicativo para os canais da rede legislativa.

A presidente do Conselho, deputada Any Ortiz, acredita que os novos conselheiros contribuirão para a modernização da comunicação da Casa, melhorando a interação entre a população brasileira e o Congresso Nacional.

O Conselho Consultivo de Comunicação Social foi criado em 2019 e é vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados. Ele é composto por cinco deputados, um servidor e quatro representantes da sociedade civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo