Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão aprova projeto de lei que isenta impostos sobre importação de equipamentos esportivos para atletas e equipes

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa isentar do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os equipamentos e materiais destinados a competições, treinamento e preparação de atletas e equipes esportivas. O texto aprovado é um substitutivo elaborado pelo relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), para o Projeto de Lei 2754/22, do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), e mais dois projetos apensados. Essas isenções são aplicáveis apenas aos produtos e equipamentos que não possuam similar nacional, sejam homologados por entidades desportivas internacionais e destinados aos atletas afiliados às federações esportivas.

De acordo com Luiz Gastão, é importante destacar que a isenção tributária se limita aos produtos e equipamentos que não são fabricados nacionalmente e que são reconhecidos por entidades esportivas internacionais. O relator ressalta que a intenção é oferecer segurança jurídica e permitir que as entidades esportivas possam investir na melhoria da preparação dos atletas, de forma contínua e sem a preocupação com a incidência de impostos.

O deputado Pedro Lucas Fernandes, autor da versão original do projeto, destaca a importância de conceder a isenção de tributos nesses materiais de forma duradoura, para que haja um apoio consistente no desenvolvimento e treinamento dos atletas. Segundo ele, a isenção perene promoverá melhorias na preparação esportiva e contribuirá para o fortalecimento das equipes brasileiras em competições internacionais.

O projeto de lei ainda passará por análise das comissões do Esporte, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação em plenário. Vale ressaltar que o trâmite do projeto é caracterizado como conclusivo, o que significa que a votação em plenário só ocorrerá em casos de divergências entre as comissões ou se houver recurso assinado por 52 deputados solicitando a apreciação em plenário.

Essa iniciativa tem o objetivo de promover o incentivo ao esporte e melhorar as condições de treinamento e preparação dos atletas brasileiros, proporcionando maior competitividade nas competições internacionais. A isenção de impostos nos equipamentos e materiais esportivos importados é uma medida que visa impulsionar o desenvolvimento esportivo do país, além de incentivar a prática de atividades físicas e a formação de talentos esportivos.

Sair da versão mobile