Precandidato a vereador e secretária de campanha são executados em sorveteria na Baixada Fluminense

Na noite do último sábado (28), foi registrado um crime que chocou a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O pré-candidato a vereador Clayton Damaceno, de 45 anos, e a secretária e coordenadora de sua campanha, Paula Ribeiro Menezes Costa, de 65, foram brutalmente assassinados enquanto estavam em uma sorveteria.

A polícia já possui imagens do momento do crime, capturadas por uma câmera de segurança. Nelas, é possível ver um dos assassinos descendo de uma motocicleta, armado com uma pistola, antes de entrar no comércio e realizar vários disparos. Em seguida, ele foge do local na garupa de outra moto, acompanhado por mais dois criminosos da quadrilha.

De acordo com as investigações, pelo menos quatro homens participaram do assassinato. A principal hipótese é que o alvo principal seria Clayton Damaceno, e a coordenadora de campanha acabou sendo morta por estar próxima a ele. O assassino que desceu da motocicleta, após verificar se as duas vítimas estavam vivas, atirou duas vezes contra a cabeça de Paula Ribeiro Menezes Costa. Em seguida, ele fugiu juntamente com os outros criminosos.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que não descarta nenhuma linha de investigação. Paula Ribeiro Menezes Costa era uma pessoa envolvida na vida política, militante do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e já havia participado de várias campanhas políticas em Queimados. Ela era descrita por familiares e amigos como alguém apaixonada pela política, disputada por candidatos e com habilidades convincentes para conquistar eleitores.

O clima na Baixada Fluminense tem sido marcado por tensão, principalmente para aqueles envolvidos em cargos políticos ou em campanhas eleitorais. A região, disputada pelas milícias, se consolidou como uma das mais perigosas para políticos, com grande número de casos de assassinato ocorrendo nos municípios que a compõem.

Diversas pessoas compareceram ao Cemitério Municipal de Queimados para acompanhar o enterro de Paula Ribeiro Menezes Costa, que foi coberta com uma bandeira do PDT e uma camisa do Flamengo, seu time de coração.

Relembre alguns casos de assassinatos de políticos na região: Rogério Nunes de Oliveira, o Dudu da Kombi; Jorge Luiz Pereira, o Jorginho Ibiza; Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado; Mauro Miranda da Rocha; e Luciano Nascimento Batista, o Luciano DJ. Todos esses casos marcaram a violência nessa área do estado do Rio de Janeiro.

A polícia continua as investigações para elucidar o crime e identificar todos os envolvidos. Os moradores da região clamam por mais segurança e justiça, em meio a um cenário político cada vez mais perigoso e tenso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo