Congresso Nacional realiza projeções especiais para marcar os oito anos do rompimento da Barragem do Fundão em Mariana (MG)

No próximo domingo (5), o prédio do Congresso Nacional receberá uma projeção especial de imagens e frases em memória aos oito anos do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG). Esse desastre, ocorrido em 5 de novembro de 2015, resultou na morte de 19 pessoas e causou uma grande destruição ambiental no rio Doce e nas cidades mineiras e do Espírito Santo.

As projeções serão realizadas das 18h às 22h, nas fachadas da Câmara dos Deputados e do Senado, com o objetivo de lembrar e conscientizar a população sobre a tragédia ocorrida. O rompimento da barragem liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro, que contaminaram o rio Doce e afetaram o abastecimento de água em 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para acompanhar a reparação dos danos causados por esse desastre e também pelo rompimento da barragem de Brumadinho, ocorrido em 2019, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa em fevereiro deste ano. Essa comissão tem como objetivo repactuar o acordo de compensação econômica pelos desastres e garantir que os crimes relacionados sejam devidamente reparados.

Essas iniciativas são fundamentais para manter viva a memória dessas tragédias e cobrar das empresas responsáveis as devidas reparações. O desastre em Mariana e posteriormente em Brumadinho mostraram a importância de uma fiscalização efetiva e medidas de prevenção para evitar novos acidentes desse tipo.

É responsabilidade não só do poder público, mas também das empresas do setor minerário, adotar medidas que garantam a segurança das barragens e a proteção do meio ambiente e das comunidades que vivem em seu entorno. O rompimento da barragem em Mariana e sua trágica consequência são uma lembrança dolorosa do que acontece quando essas responsabilidades não são cumpridas.

Portanto, as projeções que serão realizadas no Congresso Nacional são uma forma de lembrar e reforçar a importância de se buscar justiça e reparação para as vítimas dessas tragédias, além de alertar para a necessidade de ações preventivas e fiscalização rigorosa por parte das autoridades competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo