Milhões de estudantes realizam segunda prova do Enem em todo o país, com 90 questões de matemática e ciências da natureza.

Neste domingo (12) milhões de estudantes em todo o país farão a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles terão que resolver, em cinco horas, 90 questões de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.

Para poder fazer as provas, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, produzida em material transparente, e documento de identificação válido, seja físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição, onde consta o local da prova do participante.

Além disso, quem precisar justificar a presença no exame deve imprimir a declaração de comparecimento, que está disponível na Página do Participante. Ela deve ser assinada pelo aplicador no local de prova.

Outras recomendações incluem levar lanches e água, uma vez que se trata de uma prova longa.

Entre os documentos de identificação aceitos estão cédulas de identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Além disso, também são permitidos documentos digitais como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e Registro Geral (RG) Digital.

No entanto, é preciso seguir algumas regras para não ser eliminado do exame, como desligar e colocar o celular dentro do envelope porta-objetos, que será lacrado, e colocar todos os pertences como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, entre outros itens, também no envelope.

A eliminação também pode acontecer caso o participante se comunique com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova, utilize livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame, ou registre ou divulgue, por imagem ou som, a realização da prova.

O Enem, que começou a ser aplicado no último domingo (5) com as provas de linguagens, ciências humanas e redação, pode ter suas notas usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo ProUni e para obter financiamento estudantil pelo Fies. Também é possível utilizá-las para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo