Congresso Nacional se ilumina em apoio ao Novembro Azul, Dia Mundial da Pneumonia, Dia Mundial do Diabetes e Dia Mundial da Prematuridade.

O Senado Federal, em clima de apoio à campanha Novembro Azul, mantém a iluminação em tons de azul no decorrer do mês de novembro. Porém, a cor azul também simboliza outras importantes causas, como o Dia Mundial da Pneumonia e o Dia Mundial do Diabetes. Além disso, o Senado adere à cor roxa para lembrar o Dia e o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, também conhecido como Novembro Roxo.

No âmbito do Dia Mundial da Pneumonia, celebrado em 12 de novembro, a Organização Mundial de Saúde busca conscientizar sobre a prevenção da doença, que ainda representa a principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade. Cerca de 2 mil crianças morrem diariamente por pneumonia no mundo, segundo dados da OMS. O objetivo da data é destacar a importância do acesso equitativo a cuidados, diagnósticos e tratamentos de qualidade. O pedido para a iluminação especial partiu do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

No período de 13 a 15 de novembro, a iluminação azul no Congresso Nacional é uma forma de destacar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Trata-se de uma campanha que busca chamar a atenção para a prevenção e tratamento precoces da doença, que afeta 537 milhões de adultos em todo o mundo. O Brasil ocupa a quinta posição em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos entre 20 e 79 anos. O senador Dr. Hiran (PP-RR) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) solicitaram a iluminação especial em apoio à conscientização sobre o diabetes.

A iluminação roxa, demandada pela Procuradoria Especial da Mulher, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e pelo Ministério da Saúde, chama atenção para a prematuridade, que ocorre quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação. A ideia é conscientizar sobre os nascimentos, mortes e sequelas relacionados a essa causa, assim como para divulgar as medidas preventivas. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuramente todos os anos. O dia 17 de novembro foi estabelecido como o Dia Mundial da Prematuridade pela European Foundation for the Care of Newborn (EFCNI).

Por fim, a iluminação azul também marca a conscientização sobre o câncer de próstata, em apoio à campanha Novembro Azul. O objetivo é enfatizar a importância do diagnóstico precoce dessa doença, que é a mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A solicitação para iluminar o Congresso Nacional em tons de azul foi feita pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e pelo Ministério da Saúde.

Assim, o Senado Federal se mantém engajado em diversas campanhas de conscientização e apoio a causas importantes para a saúde pública e a qualidade de vida da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo