Projeto de Lei propõe inclusão de psicólogos e assistentes sociais no quadro funcional da educação escolar básica para lidar com a violência.

Profissionais da área de psicologia e serviço social podem ser incluídos no quadro funcional da educação escolar básica, de acordo com o Projeto de Lei 3599/23 em análise na Câmara dos Deputados. A proposta visa alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir esses profissionais na lista dos capacitados a trabalhar com educação básica, que atualmente inclui professores especializados em educação infantil e nos ensinos fundamental e médio, além de pedagogos.

Segundo a autora da proposta, deputada Erika Kokay (PT-DF), a inclusão desses profissionais pode contribuir com estratégias em resposta à crescente violência no ambiente escolar. Kokay ressalta que a violência é um fenômeno complexo e multideterminado, que demanda intervenções articuladas, especialmente em sociedades de extremas desigualdades econômicas e sociais.

Para a parlamentar, não se pode relativizar a capacidade desses profissionais de influir nas dificuldades típicas da escola e da educação, sendo parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e articulador das ações institucionais perante a comunidade.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado, os profissionais de psicologia e serviço social poderão ter um papel fundamental no combate à violência e na promoção de um ambiente escolar mais seguro e saudável.

A inclusão desses profissionais na educação básica pode significar um avanço significativo na abordagem das questões psicológicas e sociais que afetam os estudantes, proporcionando um suporte mais amplo e integrado no ambiente escolar.

A proposta está gerando debates e discussões entre os parlamentares e especialistas da área educacional, que avaliam a relevância e os possíveis impactos que essa mudança poderia trazer para o sistema de ensino e para a qualidade da educação no país.

Portanto, o Projeto de Lei 3599/23 representa um marco na política educacional brasileira, trazendo à tona a importância do papel dos profissionais de psicologia e serviço social no contexto escolar e abrindo caminho para novas estratégias de enfrentamento da violência e promoção da saúde mental e bem-estar dos estudantes.

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