Audiência na Câmara dos Deputados debaterá aumento das queimadas na Amazônia com presidente do Ibama

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados está se preparando para realizar uma audiência pública na próxima terça-feira (21) para discutir o aumento das queimadas na Amazônia. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, é o convidado para essa importante discussão.

O deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA) é o responsável pelo requerimento que resultou na marcação da audiência. Ele ressalta que os dados do MapBiomas indicam um aumento de 14% na área queimada na Amazônia no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo uma área total de 1,4 milhão de hectares.

Curiosamente, enquanto a Amazônia enfrenta um aumento preocupante nas queimadas, o Brasil como um todo registrou uma redução no número de queimadas no primeiro semestre de 2023. A área afetada pelo fogo diminuiu em 1% em comparação com 2022, totalizando 2,1 milhões de hectares, a maioria em áreas de vegetação nativa.

O MapBiomas, que fornece essas informações, é um projeto coordenado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e é produzido por uma rede colaborativa composta por ONGs, universidades e empresas de tecnologia. A importância dessa audiência e a gravidade do assunto estão em evidência, visto que as queimadas na Amazônia têm implicações significativas para o meio ambiente e para a saúde pública.

A audiência está marcada para as 16 horas no plenário 9 e será uma oportunidade valiosa para que o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, apresente informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o aumento das queimadas na região amazônica. Essa é uma questão de interesse não apenas nacional, mas global, e espera-se que a discussão leve a encaminhamentos efetivos para combater esse problema. A Rede Brasil estará acompanhando e trará todas as informações sobre esse evento importante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo