Comissões da Câmara dos Deputados convidam gestores para explicar blecaute em São Paulo: Audiência será na quarta-feira (22) no Plenário 14.

No dia 3 de novembro, o estado de São Paulo foi atingido por um blecaute que resultou na interrupção da distribuição de energia elétrica, deixando mais de 2 milhões de pessoas sem eletricidade. Em alguns casos, a situação só foi normalizada quase uma semana depois, causando diversos transtornos para a população, incluindo estudantes que prestavam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) naquele fim de semana.

A gravidade do incidente levou as comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados a convidarem gestores federais e estaduais para prestarem esclarecimentos sobre a queda de energia. Os deputados Rodrigo de Castro, Arnaldo Jardim e Ivan Valente propuseram a realização de uma audiência que está agendada para quarta-feira, dia 22, no plenário 14, a partir das 9 horas.

O governo federal também cobrou providências e explicações da concessionária Enel, que atua na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana. Ivan Valente ressaltou a importância do fornecimento de energia elétrica como um serviço essencial e rechaçou o argumento de que o apagão foi causado por um fenômeno da natureza. Segundo ele, o monitoramento por órgãos de meteorologia permite ao governo acionar equipes para restabelecer os serviços essenciais de forma célere.

Arnaldo Jardim também criticou a alegação de que a interrupção no fornecimento de energia foi causada por fenômenos naturais, destacando que os efeitos deletérios da falta de energia, por um período tão longo, não podem ser atribuídos apenas a causas da natureza. Já Rodrigo de Castro expressou a preocupação com a possibilidade de que a demora no restabelecimento dos serviços seja relacionada à redução do quadro de pessoal da empresa, enquanto Arnaldo Jardim afirmou que a falta de um correto trabalho de prevenção por parte da distribuidora responsável foi evidenciada pela redução em 35% no quadro de funcionários.

Diante de todos esses acontecimentos, a audiência proposta pelas comissões na Câmara dos Deputados ganha ainda mais relevância, já que a população aguarda por respostas e por medidas que garantam a segurança e a eficiência na distribuição de energia elétrica no estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo