Gatos siameses têm a pelagem alterada de acordo com a temperatura: conheça os detalhes dessa característica única.

Os gatos siameses são reconhecidos por sua pelagem distinta, com marcas escuras em comparação com o resto do corpo. Porém, o que poucas pessoas sabem é que essa característica é influenciada diretamente pela temperatura do ambiente em que vivem. A pelagem dos gatos siameses muda de cor de acordo com a temperatura do local, com as áreas mais frias do corpo do gato assumindo uma coloração mais escura.

Durante a gestação, os gatos têm uma temperatura de cerca de 38°C no útero. No entanto, após o nascimento, eles são expostos a temperaturas mais baixas, fazendo com que os gatos siameses nasçam com uma pelagem branca que se transforma em uma tonalidade mais escura nas áreas mais frias do corpo por volta dos três meses de idade. Um exemplo disso é o focinho, a área dos olhos, orelhas, patas e ponta do rabo, que adquirem uma coloração mais escura, enquanto o restante do corpo permanece com uma pelagem bege.

De acordo com o National Geographic, essa mudança de cor é resultado de uma mutação genética conhecida como “gene do Himalaia”, um gene recessivo que é transmitido tanto pelo pai quanto pela mãe. Essa característica também está ligada à presença de melanina no organismo do gato, que é ativada em temperaturas mais baixas, o que faz com que as áreas mais escuras da pelagem absorvam mais calor.

Essa mudança na cor da pelagem não acontece apenas durante os primeiros meses de vida do gato siamês, mas também pode ser influenciada pelo envelhecimento do animal, tornando-o mais sensível ao frio e, consequentemente, alterando a cor da pelagem. Além disso, áreas que foram depiladas por conta de cirurgias também podem apresentar um crescimento de pelos mais escuros. No entanto, é importante mencionar que, nesses casos, a tendência é que a pelagem volte para a tonalidade clara após cobrir a superfície afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo