Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprova projeto que determina a reversão de recursos não utilizados ao Fundo Nacional de Cultura.

Na tarde de 30 de novembro de 2023, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP), 110/23, que propõe a reversão ao Fundo Nacional de Cultura (FNC) dos recursos destinados à cultura e que não tenham sido utilizados pelos estados, Distrito Federal ou municípios. Esta aprovação marca uma mudança significativa com relação ao destino dos recursos ligados ao financiamento do setor cultural no país, alterando as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

O projeto, inicialmente apresentado pelo deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), obteve parecer favorável do relator, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG). O parecer do relator ressaltou a importância da utilização integral dos recursos provenientes das leis de financiamento ao setor cultural, enfatizando que, quando esses recursos federais não são utilizados e retornam à União, é justo e correto que sejam direcionados ao FNC. Dr. Frederico defendeu a aprovação da proposta, destacando a necessidade de garantir que os recursos sejam utilizados para a finalidade inicialmente determinada.

Após a aprovação na Comissão de Cultura, o projeto de lei agora seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser apreciado pelo Plenário. A tramitação do projeto indica que ainda são necessárias etapas para que a proposta seja convertida em lei, mas a aprovação na Comissão de Cultura representa um avanço significativo para a discussão sobre a destinação dos recursos destinados à cultura no Brasil.

A proposta de reversão ao Fundo Nacional de Cultura dos recursos não utilizados demonstra a preocupação em garantir a efetiva aplicação dos recursos destinados ao setor cultural, promovendo a utilização adequada dos recursos provenientes das leis de financiamento. A medida também busca fortalecer o papel do FNC como um importante instrumento para o apoio e desenvolvimento da cultura no país.

A reportagem foi realizada por Emanuelle Brasil, com edição de Rachel Librelon. A aprovação do projeto de lei complementar representa um marco na discussão sobre o destino dos recursos destinados à cultura, indicando a busca por uma utilização mais efetiva e direcionada desses recursos para o fortalecimento do setor cultural no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo