Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debate riscos de suicídio e propõe medidas de prevenção e apoio emocional

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados será palco de um debate crucial nesta quarta-feira (6). O tema em pauta será o suicídio entre as pessoas idosas. Segundo o deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), que solicitou a realização do debate, a solidão, as dificuldades de saúde física e mental, e as mudanças na estrutura social frequentemente contribuem para um risco maior de pensamentos suicidas entre os idosos.

O parlamentar ressaltou a importância de oferecer suporte emocional, acesso a cuidados de saúde mental e programas que promovam o bem-estar na terceira idade. Ele afirmou que tais medidas são cruciais para garantir que os idosos se sintam ouvidos, compreendidos e amparados. “Acredito que a discussão franca sobre esse tema é a chave para criarmos uma rede de apoio sólida, permitindo que os idosos se sintam valorizados e auxiliando na prevenção do suicídio”, acrescentou.

O debate está marcado para as 14h30 e ocorrerá no plenário 12 da Câmara dos Deputados. Especialistas, autoridades e membros da sociedade civil deverão participar desse importante encontro, que visa trazer à tona um problema muitas vezes negligenciado, mas que merece atenção urgente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o índice de suicídio em idosos no Brasil é alarmante. A discussão desse tema se faz necessária para sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a importância de promover o bem-estar e a saúde mental dos idosos, além de implementar políticas públicas eficazes para prevenir essas tragédias.

Portanto, espera-se que o debate na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados seja um passo importante rumo à conscientização e à implementação de medidas concretas para evitar o aumento do índice de suicídio entre os idosos no país. Essa é uma pauta urgente e que merece a atenção de todos os setores da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo