Lojistas do Rio esperam aumento de 6% nas vendas de Natal, impulsionados por melhora na economia e atrativos para os consumidores.

O comércio do Rio de Janeiro está otimista em relação às vendas para o Natal, a principal data comemorativa para o setor. Segundo pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), os comerciantes esperam um aumento de 6% nas vendas para a data, que representa cerca de um terço do faturamento anual do setor. A pesquisa ouviu 350 lojistas da cidade.

Para o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o otimismo dos lojistas é reflexo do clima festivo que a data traz, além do desempenho econômico positivo. Ele ressalta a queda na taxa de desemprego, que passou de 8,8% para 7,7%, e o comportamento favorável da inflação como fatores que impulsionam as vendas.

Gonçalves também destaca que os preços ao produtor registraram deflação na indústria, e que a inflação ao consumidor está em trajetória declinante, o que influencia o ânimo do consumidor para gastar. Ele acredita que, com os indicadores econômicos mostrando melhora em relação ao ano anterior, a economia brasileira tem boas chances de repetir o crescimento registrado em 2022, o que beneficia o comércio.

Para atrair os consumidores, os lojistas planejam diversas estratégias, como promoções, liquidações, descontos, planos de pagamento facilitados e sorteios. A pesquisa aponta que os produtos mais vendidos devem ser roupas, calçados, brinquedos, bolsas, acessórios, celulares, perfumaria, beleza e bijuterias. O preço médio dos presentes por pessoa deverá ser de R$ 200, e a preferência de pagamento dos clientes é o cartão de crédito, seguido pelo cartão de débito, pix e dinheiro em pagamentos à vista.

Para atender à demanda e aumentar as vendas, a maioria dos lojistas (60%) pretende abrir as lojas aos domingos e estender o horário de atendimento no mês de dezembro. Além disso, 68% dos lojistas de rua planejam aumentar a segurança com equipes de apoio e melhorar o monitoramento com câmeras.

Com base nesses dados, a expectativa é que o comércio carioca tenha um Natal satisfatório e consiga impulsionar as vendas após um período desafiador devido à pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo