Ministério da Saúde lança chatbot no WhatsApp para combater desinformação sobre vacinação e ampliar acesso à informação científica

Na última segunda-feira, o Ministério da Saúde lançou uma nova ferramenta com o intuito de evitar a desinformação e esclarecer dúvidas da população em relação à vacinação. A novidade faz parte do programa Saúde com Ciência, que busca valorizar a ciência e disseminar informações confiáveis, além de realizar ações educativas e voltadas à responsabilização.

A principal novidade é a utilização de um chatbot como assistente virtual no WhatsApp, disponibilizando conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes, informações complementares na área da saúde, horários de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até o agendamento de consultas por meio do aplicativo ConecteSUS.

Para usufruir do novo canal, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone e interagir com o chatbot via WhatsApp de forma gratuita a qualquer hora. Para os usuários, a resposta de qual estado para o qual pertencem é necessária para que o menu principal da ferramenta seja disponibilizado, com cinco temas: serviços do SUS, vacinação, fake news, recebimento de notificações e mais informações sobre o programa Saúde com Ciência.

Todos os conteúdos e dados disponibilizados pelo chatbot são provenientes do Ministério da Saúde, visando evitar a propagação de fake news e a busca por informações em canais não oficiais. Além disso, a ferramenta também disponibiliza um quiz para quem quiser testar seus conhecimentos sobre a imunização.

O programa Saúde com Ciência é uma iniciativa inédita do governo federal em defesa da vacinação e enfrentamento à desinformação. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2016 há retrocessos na cobertura vacinal, com alerta especialmente para poliomielite. Mesmo com um crescimento em 2022, a cobertura vacinal contra a doença continua baixa, com 64,71%.

A iniciativa do Ministério da Saúde contou com a participação da empresa Robbu, que desenvolveu a tecnologia de estruturação do bot. A intenção era criar uma interface acessível para todas as idades, visando proporcionar às pessoas informações verdadeiras e de qualidade na palma da mão. Além disso, a Meta também participou do projeto, destacando a importância do WhatsApp como um aliado para conectar as pessoas a informações confiáveis.

O programa Saúde com Ciência tem como pilares a cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a iniciativa visa unir esforços de diversos setores e combater a desinformação para promover a saúde com base científica. Com a parceria de empresas de tecnologia, o Ministério da Saúde busca gerar impactos positivos em grande escala e fornecer informações relevantes à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo