Estudo do Pisa mostra que uso excessivo de smartphones afeta desempenho escolar dos alunos, revela relatório da OCDE.

O recente relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), trouxe à tona um dado preocupante: o uso excessivo de smartphones e outros dispositivos digitais pode estar impactando negativamente no desempenho educacional dos jovens. De acordo com o relatório, alunos que passam de cinco a sete horas por dia em frente às telas tiveram uma pontuação significativamente menor nos testes em comparação com aqueles que utilizam dispositivos por apenas uma hora diária.

Os resultados do Pisa, que avalia o conhecimento dos estudantes de 15 anos em diversas disciplinas, mostraram que a distração causada pelo uso de celulares durante as aulas de matemática é uma realidade para a maioria dos jovens. No Brasil, por exemplo, 80% dos alunos afirmaram se sentirem distraídos pelo uso de dispositivos, assim como em outros países como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e Uruguai.

Apesar da evidência do impacto negativo, o relatório não recomenda o abandono completo do uso desses dispositivos no ambiente educacional. Em vez disso, sugere que as escolas busquem promover a integração da tecnologia no processo de aprendizagem, mas com o intuito de minimizar o tempo de uso, evitando problemas como desvio de atenção, bullying nas redes sociais e exposição da privacidade dos estudantes.

Porém, o desafio de implementar essas recomendações é enfrentado pelos gestores de educação em diversos países. O relatório destaca que 29% dos alunos da OCDE utilizam smartphones várias vezes ao dia, enquanto 21% os usam quase diariamente ou diariamente na escola.

Uma curiosidade apontada pelo relatório é que, em 13 países, mais de dois terços dos alunos frequentam escolas onde o uso de celular não é permitido, o que não necessariamente resultou em um uso mais responsável dos aparelhos. Ou seja, a proibição do uso de celulares nas escolas pode não ser eficaz na promoção de um comportamento mais responsável em relação ao uso do telefone.

Portanto, o relatório do Pisa de 2022 ressalta a importância de encontrar um equilíbrio na utilização de dispositivos digitais no ambiente escolar, para garantir que a tecnologia seja uma ferramenta auxiliar no aprendizado, sem prejudicar o desempenho acadêmico dos estudantes.

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